BISPO DIOCESANO DE APARECIDA
A todos os que destas memoráveis letras tomarem conhecimento, cordiais saudações, paz e afetuosa bênção de Nosso Senhor Jesus Cristo.
"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Sl 188,22).
Na Cristologia das primeiras comunidades, este versículo se aplicava perfeitamente a Jesus. Ele, rejeitado pelos homens, foi escolhido por Deus para dar continuidade ao plano de salvação. Deus escolheu justamente aquele rejeitado. Vemos a rejeição de Jesus desde o momento de seu nascimento, onde não havia lugar para ser acolhido (Lc 2,7). E segundo o evangelista Mateus, o rei Herodes procurava o menino para matá-lo.
Na narração de sua paixão e morte, mais uma vez é rejeitado: desta vez, até pelo Pai. Jesus foi condenado a morte pelas autoridades da época e pelo povo reunido ali. Pode-se dizer que as narrativas foram redigidas exatamente para mais uma vez destacar esta rejeição de Jesus. "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (cf. Sl 22,1). No momento em que Jesus padecia na cruz para lavar nossos crimes, até mesmo o Pai o rejeitou, para que, assim, se cumprisse o plano da salvação. No entanto, foi exatamente o rejeitado que Deus exaltou, fazendo dele o fundamento de seu reino.
Desta pedra que foi rejeitada, emanam todas as igrejas e templos sagrados. Cada templo tem seu valor tanto sagrado como histórico, e observando isto, volto meus olhares a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que algum tempo tem sido esquecida, e por isso, é nosso dever fazer o melhor possível para o bom andamento de nossa diocese.
Por isso, ouvindo o parecer da consultoria diocesana, DECRETAMOS a retirada da dignidade paroquial, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, se tornando agora, comunidade pastoral da Catedral de Santo Antônio, bem como suas capelas que anteriormente a pertenciam.
Sem mais, despeço-me.
Dado em Aparecida, aos vinte e quatro dias do mês de julho, do ano vocacional de dois mil e vinte e três, sob a coroa de Marcelino.
+ Pedro Schneider Parolin
Bispo Diocesano de Aparecida

