GABINETE DA CHANCELARIA
Nota Oficial de Falecimento e Pesar - Pp. Emérito Marcelinus I
Com profunda lamentação, a Arquidiocese de Aparecida recebeu nesta manhã a notícia do falecimento de Sua Santidade Marcelinus I, Papa Emérito de nossa comunidade, as 07h45. O Beatíssimo fez sua Páscoa aos 92 anos de idade.
Marcelino foi o primeiro Pontífice reinante de nossa comunidade e um dos fundadores da referida, assumindo oficialmente o pastoreio de nossa igreja em 27 de abril de 2023 até o dia 12 de Agosto de 2023, após renunciar da Cátedra Petrina. Após a destituição de seu pontificado, passou a residir em Castel Gandolfo, residência de verão dos Papas. Deixou de comunicar-se com os fiéis, e pouco apareceu publicamente.
No entanto, com o passar do tempo e já com idade avançada, cerca de 7 meses depois de sua renúncia ao pontificado, no dia 29 de novembro do ano corrente o Papa Emérito foi internado com urgência devido a complicações respiratórias, que posteriormente se estenderiam a uma insuficiência nos órgãos responsáveis por tal. O Papa permaneceu sob cuidados médicos no hospital Gemelli até que no dia 8 de dezembro voltou a ser internado, e dessa vez graças a piora, levado para um dos quartos de UTI para reforço de medicamentos. Por volta das 22h00 do mesmo dia, devido aos intensos procedimentos, seu quadro clínico piorou e Marcelino entrou em estado de síncope (desmaio), onde permaneceu ali durante toda a noite submetendo-se a procedimentos de reanimação que infelizmente vieram a ser mal sucedidos. Após toda a situação, com o corpo já cansado e o espírito já então chamado por Deus, ás 07h45 da manhã, do dia de hoje, o Romano Pontífice deu início à agonia final, e suspirando, partiu para o Reino da Glória Eterna junto ao Pai Celestial.
Com pesar e abalo, a morte foi constatada e foram abertos os protocolos necessários, nas presenças dos Cardeais, do Prefeito da Casa Pontifícia e do Mestre de Cerimônias Pontifícias, e finalizou-se os procedimentos exigidos na ocasião, dando por bem consumar por fim a peregrinação terrestre do Papa Marcelino, fundador de nossa Comunidade.
Reiteradamente, a Arquidiocese de Aparecida, por meio de sua chancelaria e junto a todo o arcebispado, gostaria de manifestar e expressar com veemência o nosso mais profundo pesar pelo falecimento do Pp. Emérito Marcelino I. Na firme esperança da ressurreição, expressamos também nossa gratidão por todos esses meses de missão em nossa Igreja, tendo como frutos numerosas obras, e entre rlas, a abertura de nossa Arquidiocese. Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada a causa do Reino do Céu.
Aparecida, 09 de Dezembro do ano da graça de 2023.
Arcebispo Metropolitano de Aparecida
Mons. Vinícius Ricciareli T.Chanceler do Arcebispado
E eu o Subscrevo;Mons. Vinícius RicciareliChanceler da Cúria Metropolitana
Arcebispo Metropolitano de Aparecida
Mons. Vinícius Ricciareli T.
Chanceler do Arcebispado
E eu o Subscrevo;
Mons. Vinícius Ricciareli
Chanceler da Cúria Metropolitana
